quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ERETZ ISRAEL NÃO TEM PETRÓLEO? Por Alessandro Martins de Paula.

ERETZ ISRAEL NÃO TEM PETRÓLEO?                           

TEM UMA ESTÓRIA, MUITO COMUMENTE FALADA EM MEIO AO NOSSO POVO, QUE CONTA QUANDO MOSHÉ RABEINU  SAIU DO EGITO COM O POVO HEBREU. HASHEM LHE PERGUNTOU PARA ONDE ELE QUERIA IR? E COMO TODO MUNDO JÁ SABE, ELE ERA GAGO E TINHA DIFICULDADE DE DICÇÃO, E FICOU NAQUELE CA CA CA CA CA.... O ETERNO ENTENDEU CANÃA E CONDUZIU O POVO PARA LÁ, MAS NA VERDADE MOSHÉ QUERIA DIZER, CANADÁ! INCRÍVEL NÃO!
QUALQUER PAÍS QUE QUEIRA CRESCER, PRIMEIRO TEM QUE LEVANTAR E ESTUDAR A SUA MATRIZ ENERGÉTICA, SEM ELA É IMPROVÁVEL, NÃO TEM COMO MOVER O MOTOR DO DESENVOLVIMENTO, E DIANTE DESTA QUESTÃO ESTAVA GOLDA MEIR, QUE ENTÃO ERA A PRIMEIRA MINISTRA d'ISRAEL, MANDATO 1969A1974, UMA MULHER MARAVILHOSA, TRASCENDENTAL, MUITO ALÉM DE SEU TEMPO, QUE BENDITA SEJA SUA MEMÓRIA! 
ELA PROCUROU FAZER UM LEVANTAMENTO, COM AS TECNOLOGIAS QUE DISPUNHA NAQUELA ÉPOCA, E QUANDO DESCOBRIU QUE ERETZ NÃO TINHA PETRÓLEO EXPRESSOU: "SABE OQUÊ OS ISRAELENSES TEM CONTRA MOSHÉ, ELE NOS LEVOU 40 ANOS ATRAVÉS DESTE DESERTO, A FIM DE NOS LEVAR AO PRIMEIRO LUGAR NO ORIENTE MÉDIO QUE NÃO TEM PETRÓLEO!" 
ESTA SITUAÇÃO DO PORQUÊ ISRAEL NÃO TEM PETRÓLEO SEMPRE FOI MUITO INQUIRIDA POR TODOS, E O PRESIDENTE SHIMON PERES RELATOU QUE CERTA VEZ, ESTAVA COM ESTA INDAGAÇÃO EM SUA MENTE E FOI FAZER AS SUAS PRECES, E EM SUAS SÚPLICAS FALOU AO ETERNO, DO "PORQUE QUE OS ÁRABES TINHAM PETRÓLEO DE SOBRA E ERETZ ISRAEL, MUITO POUCO INSIGNIFICANTE DO QUE CONSOME? 
E DEPOIS LENDO A TORÁH, ÊXODO 3 ENTENDEU, E VIU QUE OS HEBREUS FORAM ENVIADOS A UMA "TERRA QUE MANA LEITE E MEL", LEITE É UMA COISA QUE SÓ A VACA PODE PRODUZIR, O HOMEM POR O MAIS QUE QUEIRA NÃO PRODUZ LEITE, E MEL TAMBÉM, SÓ AS ABELHAS PODEM FAZE-LO. QUER DIZER QUE HASHEM ENVIOU O POVO PARA UM LUGAR DE TOTAL DEPENDÊNCIA DELE, ONDE ELES NÃO PODERIAM SE APEGAR A NADA. 
TEM UMA OUTRA ESTÓRIA MUITO COMUMENTE FALADA TAMBÉM EM MEIO AO NOSSO POVO QUE CONTA, QUE MOSHÉ LEVOU 40 ANOS ANDANDO NAQUELE DESERTO PARA IR A TERRA SANTA E PROMETIDA AOS PATRIARCAS E O DESEJO E SONHO EM SEU CORAÇÃO ERA MUITO GRANDE E MAIOR, E QUANDO CHEGOU LÁ, QUE O ETERNO LHE MOSTROU A TERRA, VEIO A DECEPÇÃO, CAIU E MORREU. INCRÍVEL NÃO!
MAS ERETZ ISRAEL TEM OU NÃO TEM PETRÓLEO? TEM SIM, EM 2006 FOI DESCOBERTO PELA EMPRESA ISRAELENSE GINKO OIL NA REGIÃO DO MAR MORTO UMA PEQUENA QUANTIDADE DE PETRÓLEO,
FONTE: http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2006/not20061005p38929.htm 
E AGORA RECENTE EM 2012 EM OUTRA GRANDE DESCOBERTA, ISRAEL PASSOU A PRODUZIR 250 MILHÕES DE BARRIS, FONTE: http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/153922#.UoQwP_lwp8H 
DURANTE TODA A SUA HISTÓRIA, O ESTADO DE ISRAEL LUTOU CONTRA A EXTREMA FALTA DE RECURSOS NATURAIS, OQUE AGORA COMEÇOU A MUDAR E EM 2016 ENTRARÁ EM OPERAÇÃO O GIGANTESCO CAMPO DE EXTRAÇÃO DE GÁS DE LEVIATÃ E EM 2017, DEVERÁ TER INÍCIO A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO DE XISTO NA REGIÃO DE SEFELÁ. TUDO ISTO TRARÁ NO FUTURO ENORMES BENEFÍCIOS A ECONOMIA, PROFUNDAS MUDANÇAS GEOPOLÍTICAS FAVORÁVEIS AO PAÍS, ISRAEL PODERÁ REDUZIR A DEPENDÊNCIA EUROPÉIA DO GÁS RUSSO E SACIAR A SEDE DO PETRÓLEO DA ÁSIA. AS NOVAS DESCOBERTAS DE GÁS E DE PETRÓLEO, FARÃO DE ISRAEL UMA NOVA POTÊNCIA ENERGÉTICA MUNDIAL. FONTE: http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4374826,00.html
HASHEM TEM DADO AO POVO DE ISRAEL UMA VOCAÇÃO TECNOLÓGICA INCRÍVEL, QUE COLOCA O PAÍS NOS MAIORES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SUSTENTABILIDADE E PROGRESSO NO MUNDO, E NINGUÉM PODE FALAR ATÉ AGORA, QUE VEIO DO PETRÓLEO OU FOI FINANCIADO POR ELE, RECONHECENDO ASSIM NESTAS NOVAS DESCOBERTAS, A SOBERANIA DO D'US D'ISRAEL SOBRE O SEU POVO. OBRIGADO E BENÇÃOS A TODOS! Por Alessandro Martins de Paula.